quarta-feira, 23 de julho de 2014


Grandes Economias Emergentes



É um grupo econômico formado por cinco nações: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas, não forma um bloco  pois não tem estatuto e carta de princípios, sendo assim está mais para um “clube” político de países com interesses em comum e que, a cada ano, se aprofunda mais em temas econômicos e sociais. 

Em 2001, o economista Jim O´Neil, publicou um estudo sobre as grandes economias emergentes, onde países tinham muitas característica em comum, e assim com as iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, formulou-se a expressão BRIC, que significa em inglês tijolo, associando a uma construção de uma nova economia mundial.

A partir de 2011, a África do Sul foi incluída oficialmente no BRIC, que passou a se chamar BRICS, aonde o ‘‘S” no final que vem do inglês South Africa.

Ao longo do tempo, o grupo estabeleceu cúpulas, onde reuni chefes de estado, empresários e pessoas envolvidas no mundo acadêmico, em busca de projetos que melhorem diversos setores dos países membros.

Atualmente, os BRICS são detentores de aproximadamente 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta.




Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.







Nenhum comentário:

Postar um comentário