segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Fluxos e Redes

A Globalização surge ao fato da dependência econômica entre as pessoas, intensificando os investimentos conseguindo o desenvolvimento das nações.  Dessa maneira há uma ampliação da comunicação favorecendo os sistemas de fluxos, tendo por objetivo principal a relação que se faz entre países e continentes no que diz respeito aos cursos de mercadorias, informações, pessoas e capitais.

Visto que esses fluxos geram no que se diz a diminuição considerável da distância  para as relações não só econômicas, é fundamental que se lembre das redes com o qual motivam esses andamentos. É por meio de diversas redes de comunicação  que  desde a confirmação de saldo para o pagamento com o cartão de crédito até o registro de seus hábitos de compra em caixas de supermercados são obtidos, como também pelas redes de transporte se adquiri mercadorias e pessoas com os sistemas de rodovias, ferrovias, hidrovias e aerovias.


Portanto, favorecendo os fluxos e redes que se forma uma “aldeia global”, ou seja, a ligação direta e precisa entre pessoas e seus respectivos objetivos  beneficia como instrumento de estratégia para tais, uma vez que tem a facilidade de circulação de informações de compra, venda, negociações, acesso agiu as pessoas  e dados. 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Questões Comentadas - Globalização





01) (UEMG)A atual fase da evolução capitalista é denominada: Globalização. Assinale a afirmativa incorreta sobre esse fenômeno.

a) É marcado pela mundialização da produção, da circulação e do consumo.
b) Preocupa-se com a eliminação de barreiras entre nações, enfraquecendo as grandes corporações econômicas e fortalecendo o Estado. 
c) Acelera o processo competitivo avançado na informatização, automatização e na robotização das atividades produtivas.
d) O espaço mundial tende a ficar cada vez mais homogêneo, pois tem acentuado as diferenças entre os países.

Justificativa: Decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Fortalecendo as grandes corporações econômicas.


02) (UFAM) São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição
dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o
aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição
dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e
direitos trabalhistas.
e) A formação de blocos econômicos, a integração dos
mercados e o avanço do capital financeiro.


Justificativa: A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico, com isso houve grande desenvolvimento nos meios de comunicação e de transporte e nas trocas comerciais entre os países, , proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro.




03) (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos
países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o
uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial,
fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma
forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de
formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.


Justificativa: A globalização está associada a uma expansão capitalista no atual período técnico-científico. Com os avanços tecnológicos na produção, na administração, nos transportes e nas telecomunicações, intensificou-se a circulação de mercadorias, capitais, pessoas e informações em, nível mundial.




04)  (ENEM-2009) Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram- -se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo? Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, nº 1, jan./fev. 2007 (adaptado). 

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:
 a) a inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) as novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia-a-dia.
d) os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) o crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.
Justificativa:  A globalização em si é a expansão da tecnologia, sendo ampliada para o público das áreas industriais e rurais. Hoje em dia é praticamente indispensável a presença da mesma na vida do homem. O destaque maior vem dos países desenvolvidos por possui potencial econômico para investimento de grandes meios de produção.

quarta-feira, 23 de julho de 2014


Grandes Economias Emergentes



É um grupo econômico formado por cinco nações: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas, não forma um bloco  pois não tem estatuto e carta de princípios, sendo assim está mais para um “clube” político de países com interesses em comum e que, a cada ano, se aprofunda mais em temas econômicos e sociais. 

Em 2001, o economista Jim O´Neil, publicou um estudo sobre as grandes economias emergentes, onde países tinham muitas característica em comum, e assim com as iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, formulou-se a expressão BRIC, que significa em inglês tijolo, associando a uma construção de uma nova economia mundial.

A partir de 2011, a África do Sul foi incluída oficialmente no BRIC, que passou a se chamar BRICS, aonde o ‘‘S” no final que vem do inglês South Africa.

Ao longo do tempo, o grupo estabeleceu cúpulas, onde reuni chefes de estado, empresários e pessoas envolvidas no mundo acadêmico, em busca de projetos que melhorem diversos setores dos países membros.

Atualmente, os BRICS são detentores de aproximadamente 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta.




Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.







quinta-feira, 15 de maio de 2014

APEC - Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico





  A APEC foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Designada em decorrência de um intenso desenvolvimento econômico ocorrido na região da Ásia e do Pacífico, tem como causa da sua criação também a proximidade geográfica entre os membros.  

É importante salientar dos principais objetivos sendo: a estimulação do comércio de produtos e serviços entres os países membros, a redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e ainda a exportação nas relações comerciais entre os países membros. Por outro lado aproximar a economia norte-americana seria alvo de vantagem para o fortalecimento do mercado internacional.

Atualmente, para compor o bloco econômico fica estabelecido os seguintes países membros: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietnã.

Consequentemente, a APEC demonstra grande importância mundial. Funcionando também como um fórum de discussões de diversas questões, mas nunca se desviando do tal estabelecido foco na zona de livre comércio.


Curiosidades:
      


  • A bandeira da APEC representa a figura do Globo Terrestre com o Oceano Pacífico centralizado ao invés do Oceano Atlântico, como é tradicionalmente apresentado. 
  • Os países-membros devem, a cada ano, entregar um plano de ações que serão utilizadas para promover o objetivo maior do bloco econômico: o livre comércio.
  • O PIB dos países membros do bloco econômico atinge cerca de 17 trilhões de dólares.


quinta-feira, 27 de março de 2014

É possivel ocorrer uma terceira guerra mundial?

Em um tratado assinado entre os EUA, Reino Unido e Ucrânia, remetem que se ocorrer a invasão da Rússia na Ucrânia arrastará a possível guerra entre os países. Com a suspeita de uma invasão da Rússia nas fronteiras da Crimeia foi exigido que o tratado fosse ativado.

A intervenção dos EUA na possível guerra se concreta quando busca medidas a favor ao governo ucraniano. O país por ser contra a pressão imposta pela Rússia sobre a Ucrânia e por achar a quebra do contrato algo “ilegal”, estimula as melhorias nos custos para auxiliar o país ameaçado.

Desse modo, a tomada de dois aeroportos na Crimeia, sendo um ato provocante, instiga ainda mais os países em conflito ocasionando a possível aproximação da “Terceira Guerra Mundial” em decorrência da invasão da Rússia sob a Ucrânia.